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Perguntas Freqüentes
Sabemos que existem muitas questões que compradores e fornecedores enfrentam no dia a dia. Para ajudar nas questões mais frequentes, listamos aquelas que são tema recorrente de questionamentos junto à nossa equipe de atendimento.
Para facilitar, categorizamos por grupo de interesse.
Pesquise se a sua está entre ela, caso não esteja, envie para o nosso atendimento.
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01 -
Fiz o dowload do edital, logado no sistema, e a opção "registrar proposta" não está aparecendo. O que ocorre?
Se após o download do edital logado no sistema e o pregão estando dentro do prazo do envio de proposta, a opção "registrar proposta" não ficar disponivel, verifique a situação cadastral da empresa. No menu lateral clique na opção "painel de operações" e veja quais pendencias constam em seu cadastro. Regularize as pendecias e o acesso será novamente disponibilizado.
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02 -
Posso encaminhar impugnação e dúvidas sem cadastro?
Para garantir os dados básicos, a empresa deverá proceder o preenchimento do cadastro de adesão (menu Adesão, Fornecedor - Como Fazer?), mas não será necessário o envio dos documentos de homologação, nem o ressarcimento da taxa de uso do sistema.
Uma vez preenchido o formulário, o fornecedor receberá via e-mail os dados de acesso, com eles deverá logar no CidadeCompras e será exibido no menu lateral esquerdo a opção Pregões.
Neste menu, poderá localizar o processo, deverá fazer o download do edital e serão exibidos os ícones de impugnação e solicitação de esclarecimento de dúvidas.
Claro, se quiser participar do processo em suas fases de disputa, deverá proceder com os demais passos de homologação e liberação de acesso. -
03 -
Como faço para ter acesso à ata de um pregão?
Para ter acesso à ata clique em “Consulta de processo”, na página inicial, e utilize os filtros para localizar o pregão que deseja consultar. Na coluna “Ações”, clique em “Atas, Temos e Documentos” para fazer o download do arquivo.
Caso esteja logado no sistema (acessando com usuário e senha), acesse o menu a sua esquerda, clique em “Atas, Termos e Documentos” e localize o pregão. Na coluna de ações clique no ícone "Visualizar Atas" e faça o download do arquivo. -
04 -
No momento de registro de proposta, ao gravar as declarações, apareceu um alerta de desacordo com o cadastro. O que devo fazer?
O tipo da empresa no cadastro está em desacordo com a declaração preenchida.
Para corrigir, o Representante Legal deverá logar no CidadeCompras, no menu lateral, clicar em Manutenção/Dados Cadastrais e no campo Tipo de Empresa realizar a troca necessária. Não esqueça de salvar as alterações.
Para a proposta, será considerada a declaração efetuada, independente da situação cadastal, mas lembre-se: esta situação terá que ser comprovada junto ao pregoeiro, caso seja a empresa vencedora. -
05 -
A minha empresa mudou a razão social. Como faço para alterar?
Para alteração da razão social da empresa é necessário que nos envie, pelos Correios, um documento formal solicitando esta alteração, juntamente com a última alteração contratual autenticada.
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06 -
Como devo esclarecer dúvidas sobre o edital?
Os questionamentos do fornecedor são dirigidos diretamente à Entidade Compradora por meio de comunicação disponibilizada em edital, ou pela opção “Tirar dúvidas” na área logada do sistema.
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07 -
Sou comprador, como faço para utilizar o Portal CidadeCompras?
Para utilizar o Portal CidadeCompras o município deve ser filiado contribuinte à Confederação Nacional de Municípios – CNM. Caso já seja contribuinte, acesse em nosso menu principal, o link “Adesão”, opção “Compradores” e siga o passo a passo detalhado. Caso não seja contribuinte entre em contato com nosso Departamento de Relações Institucionais – DRI no (61) 2101-6000 ou pelo falecom@cnm.org.br.
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08 -
Não sou cadastrado(a), como consigo acompanhar os pregões e ter acesso aos editais publicados?
Para ter acesso aos editais publicados, clique em “Consulta de processos”, na lateral direita da página inicial, em seguida, os encontrará na coluna “ações”. Para acompanhar o pregão é necessário que ele esteja na fase da sessão pública.
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09 -
Estou tentando fazer o download do edital, digito as palavras de segurança, porém continua dando erro e não consigo fazer o download. O que fazer?
Verifique se o navegador que está utilizando está com a versão atualizada. Dê preferencia na utilização dos navegadores: Mozilla Firefox e Chrome.
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10 -
Um usuário da empresa fez o envio da proposta, mas não poderá participar da disputa de lances. Posso participar com outro usuário?
Sim, pode participar. As propostas são vinculadas ao CNPJ da empresa cadastrada, não ao usuário.
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Quero participar de 2 ou mais pregões ao mesmo tempo, posso participar com um único usuário, logado em várias máquinas?
Não é possível o mesmo usuário participar de vários pregões ao mesmo tempo. Ao acessar mais de uma máquina com o apenas um “Login”, o sistema acusa acesso simultâneo e desloga o primeiro. Para participar de mais de um pregão ao mesmo tempo, cadastre mais usuários, no menu "manutenção - usuários". O representante legal cadastrado tem a autonomia de cadastrar quantos usuários forem necessários para participar dos pregões.
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Quero enviar uma proposta, como faço para registrá-la?
Para enviar a proposta é necessário que, primeiramente, esteja logado no sistema e faça o download do edital. Após baixar o edital, o link “registro de proposta” ficará disponível durante o prazo estipulado no edital.
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Estou tentando enviar uma proposta, porém, quando preencho o valor unitário e o valor total o sistema informa que está errado, o que fazer?
Ao preencher sua proposta, fique atento às informações que constam no formulário da proposta, pois o sistema valida e calcula de acordo com a quantidade registrada pelo pregoeiro no sistema. Revise seu cálculo, verifique se o valor total é o resultado do valor unitário multiplicado pela quantidade (Valor unitário X Quantidade = Valor total).
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Já sou cadastrado, porém não lembro a minha senha. Como faço para recuperá-la?
Caso não se recorde da senha, basta clicar na opção “Logar no sistema - Esqueci minha senha". Informe os dados solicitados, de acordo com o cadastramento e a nova senha será encaminhada ao email cadastrado.
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Estou me cadastrando, o que coloco no campo “LOGIN”?
Login é um nome de usuário que deve ser inserido no ato do cadastro, o usuário terá acesso ao sistema com o “login” e a senha.