X FecharO município de Ipiranga do Norte é essencialmente agrícola com área territorial de 3.440,156 km², onde estão situados 7 Projetos de Assentamento da reforma agrária que totalizam 598 famílias, além dos 76 chacareiros ou micro-produtores e dezenas de agricultores tradicionais, de colonização recente, Ipiranga teve seu inicio a partir do projeto de assentamento Eldorado I. Atualmente, conforme dados divulgados pela fundação instituto brasileiro de geografia e estatística - IBGE em 2007 a população é de 4.224 habitantes.
Neste cenário, o município vem se destacando anualmente pelas altas produtividades alcançadas na cultura da soja a onde a média em sacas por hectares ultrapassa a media Norte Americana.
Um dos fatores que tem influenciado muito pela alta produtividade e o fator climático, por se localizar numa região que tem um alto índice pluviométrico. Topografia plana e com uma textura de solo na maioria argiloso tem facilitado a prática da agricultura.
A pecuária é pouco difundida hoje no nosso município, mas sabe-se que possui um alto potencial produtivo já que a prática de confinamento vem dando certo e aumentando ano a ano.
Na tabela abaixo são apresentados alguns números que elevam Ipiranga do Norte à grande produtor de grãos com destaque a extensa área plantada e a boa produtividade da soja, bem como o milho de 2ª Safra.
Tabela 1: Área de Plantio
Área total de Plantio na Safra 06/07: 180.000 ha
Área total de Plantio na Safra 07/08: 193.000 ha
Área total de milho Safrinha 07/08: 65.000 ha
Área total de Plantio de Soja na Safra 07/08: 168.000 ha
Área total de Algodão safra 07/08: 10.000 ha
Área total de Arroz safra 07/08: 11.000 ha
Area total de Milho safra 07/08: 4.000 ha
Tabela 2: Produtividade das principais culturas
Produtividade média do Milho safra 07/08: 75 sacas/ha
Produtividade média do Algodão na safra 06/07: 265 @/ha
Produtividade média do Arroz na Safra 07/08: 55 sacas/ha
Produtividade média da Soja safra 07/08: 55 sacas/ha
Produtividade média do Milho safrinha 07/08: 65 sacas/ha
(Fonte: Secretária da agricultura).
Tabela 3: Produtividade em toneladas
Cultura Produção na safra 07/08
Soja 554.400 Ton
Algodão 2.650.000 @
Arroz 36.300 Ton
Milho Safra 18.000 Ton
Milho Safrinha 253.500 Ton
(Fonte: Secretaria de agricultura)
Quanto ao rebanho bovino, o número é superior a 20.800 animais, segundo levantamentos feito pelo INDEA – MT no município.
Os produtores de Ipiranga do Norte estão organizados em 2 (duas) Cooperativas agropecuárias, sendo estas a COOPEPRA e COOPIRANGA, também existe o Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais – STTR, 4 (quatro) Associações de Produtores devidamente regularizadas, sendo a Associação dos Produtores Assentados da Gleba Cristal Mel – AGRIMEL, Associação dos Produtores do Projeto de Assentamento Bogorne – BOGORNE, Associação dos Chacareiros e Feirantes de Ipiranga do Norte – ASCHAFE e a Associação dos Produtores de Mel e Seus Derivados de Ipiranga do Norte – ASPROMEL.
Porém existe no meio rural um paradoxo a ser superado, no qual um dinâmico setor agro empresarial exportador convive com altos índices de pobreza justificando-se a necessidade de diversificar as bases econômicas do município, gerando estabilidade a população rural e urbana, auto suficiência alimentar, contenção dos problemas sociais, ambientais e melhoria da qualidade de vida.
Nesse contexto, os agricultores, descapitalizados, tem enormes dificuldades para explorar as áreas devido aos altos custos de preparo e correção do solo que desfavorecem a produção e geram significativos problemas econômicos, sociais e ambientais.
Essas máquinas equipadas serão de grande importância para os produtores, pois, possibilitará aumentar a quantidade de área cultivada por propriedade, assim, será colhido muito mais pimentão, espinafre, quiabo, couve, alface, jiló, aipim, etc. As patrulhas permitirão a preparação da terra para o plantio, inclusive da cana-de-açúcar necessária para evitar a falta de alimento para o rebanho leiteiro durante os períodos de seca.
Com preparo do solo, adubação e os tratos culturais a colheita será melhor, a renda será maior e, com ânimo o produtor poderá competir de igual pra igual com atacadistas de outros estados que abastecem o mercado local.